24º Festival Kinoarte de Cinema
A Leste é responsável por produzir todo 24º Festival Kinoarte de Cinema, em adição ao desenvolvimento de sua identidade visual.
O objetivo desse trabalho foi de expressar a valorização que o Festival Kinoarte de Cinema tem quanto à liberdade artística e expansão dos limites da linguagem, seja ela cinematográfica, performática ou do design. Os registros que compõe esta identidade visual partem de uma performance exclusiva de Chico Santos, objetivando, assim nos utilizar dessa pesquisa artística para gerar uma expressão visual. Os cartazes ainda têm a responsabilidade de dizer a respeito do tipo de programação que o Festival Kinoarte Contempla, de expansão das visões de mundo por meio da liberdade artística, da valorização dos artistas regionais, brasileiros, prestigiando as produções e incentivando novos talentos.
Neste trabalho, utilizamo-nos da pesquisa de um artista que provoca Mitos Imaginários na população. Chegando aos bairros indagando sobre um mito inventado por ele próprio, o artista pergunta aos moradores se conhecem tal mito – que seria inédito - e as pessoas sinalizam que se recordam e acabam cocriando a história, embarcando no imaginário proposto. A ideia desse trabalho foi de apontar um universo fantástico, fruto de criação de novos mitos. O trabalho foi desenvolvido a partir de performance exclusiva de “O Guardião”, personagem criado pelo Chico Santos, e objetos na Mata do Godoy, reserva florestal londrinense. “O Guardião”, que já foi protagonista de livros, exposições e vídeos performance, representa a proteção da mata e das pessoas, do olhar ao meio ambiente e a ideia de buscar a essência da natureza da região, juntar ao invisível do espírito e transformar em algo visível. Este trabalho demonstra como as artes plásticas podem adentrar o contexto de processualização de identidade visual de design.